ALUNOS DE TAEKWON-DO PEGAM GRADUAÇÃO ESPECIAL

Cinco alunos da academia da Associação Eliane de Taekwon-do em Jataí, se saíram muito bem no último Exame de Faixas Coloridas, ocorrido dia 22 de junho de 2008, domingo, na sede da associação (Rua Léo Lince – Centro). Todos estavam na faixa azul (4º gub) e passaram para a vermelha (2º gub). Detalhe: no taekwon-do a seqüência é do 10º gub (faixa branca) até o 1º gub (faixa preta) e na entidade em que a Associação Eliane é filiada (Liga Centro-Oeste) não se faz exame da faixa azul direto para a faixa vermelha. Antes é preciso pegar a faixa azul-ponta vermelha (3º gub). Conforme seus depoimentos, o exame foi muito bom e haviam treinado bastante. Isabela de Oliveira Miranda, 17 anos, dois de taekwon-do, achou o exame muito bom, treinou muito e conseguiu pegar a Graduação Especial. Bruno Alves Campo, 18 anos, dois anos e quatro meses de taekwon-do, achou que valeu a pena porque esteve se preparando muito tempo para pegar uma Graduação especial e conseguiu. Rafael Fernandes da Costa, 16 anos, dois de academia, achou que foi difícil conquistar a Graduação Especial, mas com mérito e honra, conseguiu. Rafael Murilo, 18 anos, dois anos e três meses de academia, também achou muito bom porque treinou bastante e teve o devido reconhecimento com a Graduação Especial. O outro aluno que também conseguiu o feito foi Douglas Alves, de 11 anos, por ter uma ótima técnica. A Associação Eliane de Taekwon-do é filiada a Liga Centro-Oeste de Taekwon-do (LICOTKD), cujo presidente é o mestre Vanderlan Dias Lima e a sede é no Mato Grosso.
ALUNOS PEGAM GRADUAÇÃO ESPECIAL
Professora Eliane ficou satisfeita
{ A professora responsável pela academia, Eliane Cassiano de Oliveira (faixa preta 2º dan), ficou satisfeita com o resultado final de mais esse Exame de Faixas Coloridas de sua entidade. Ela que tem 15 anos de atividades dentro do taekwon-do e seis com sua própria academia, trabalha hoje em dia, com cerca de 85 alunos, sendo, parte desses, seus pupilos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI. Para ela foi mesmo muito bom porque sua equipe, com o resultado do exame recebeu elogios do mestre Vanderlan. “Acho que cada atleta desenvolve a sua maneira. Eu tive uma equipe de graduação de Exame de Faixa que foi muito boa, sendo até citada pelo mestre. Inclusive, não se faz exame de faixa azul para vermelha direto e sim de azul para a ponta vermelha primeiro. Assim houve Graduação Especial com eles recebendo faixa vermelha e ressalvas do mestre. Então eu achei muito interessante essa parte,” disse a professora Eliane que ainda complementou falando que é gratificante trabalhar e ver uma equipe que se desenvolve. A professora ainda explicou que sua academia costuma demorar em fazer exame de faixa para estar bem preparada quando tiver que fazer. “Apesar da gente gostar muito de disputar competições, eu não deixo a desejar na parte técnica. Gosto muito que meus alunos desenvolvam a parte técnica até mesmo porque eu gosto que eles participem de competições em poom-se que é a parte técnica, ou seja, a luta contra o inimigo imaginário e eles tem que lutar e ganhar do inimigo imaginário.”
O Exame de Faixas Coloridas aconteceu no dia 22 de junho de 2008, a partir das 9 hs na própria sede da Associação Eliane (Rua Léo Lince – Centro). No total, foram 21 alunos fazendo o exame sendo que todos graduaram, ou seja, passaram para outra faixa: 5 na branca (10º gub), 9 na amarela (8º gub), 2 na verde (6º gub) e os 5 da azul que pegaram Graduação Especial e passaram para a vermelha. Ainda houve a participação da equipe do professor Jânio que aproveitou a ocasião para também fezer Exame de Faixa Colorida com quatro alunos. Para presidir e comandar o exame esteve presente o mestre Vanderlan Dias Lima (presidente da Liga Centro-Oeste de Taekwon-do) que levou alguns de seus alunos. Inclusive, o mestre utilizou-se do evento e da professora Eliane Cassiano para fazer um Exame de Faixa Vermelha-Ponta Preta (1º gub) de um de seus alunos da sua academia no Mato Grosso.