COPA DO MUNDO 2014
O amarelo é canarinho e a Colômbia não é a melhor Colômbia de todos os tempos

ANÁLISE: QUARTAS-DE-FINAL 
BRASIL x COLÔMBIA

Procure e assista os vídeos dos quatro jogos da Colômbia nesta Copa do Mundo. Reveja. Não é hora de amarelar.

A Colômbia está sem seu principal jogador: Falcão Garcia, atacante que se machucou e não pôde vir disputar a copa - é grande finalizador.

Brasil e Colômbia fizeram um amistoso dia 14 de novembro de 2012, em Nova Jersey (EUA) e empataram em 1 a 1. Uma das manchetes após o jogo foi: “NEYMAR ERRA PÊNALTI E BRASIL SÓ EMPATA COM COLÔMBIA EM SEU MILÉSIMO JOGO”. Ainda era a Seleção de Mano Menezes e o Brasil desperdiçou três chances de gol antes dos colombianos fazerem 1 a 0 com Cuadrado (sempre em jogada pela direita). Neymar Jr empatou no segundo tempo após costurar a defesa colombiana. Depois, Neymar ainda desperdiçou a chance da vitória ao chutar o pênalti bem por cima do travessão (quase batendo um tiro de meta).

Veja só a frase do zagueiro Thiago Silva no intervalo do primeiro para o segundo tempo do amistoso:

“QUANDO VOCÊ TEM VOCÊ TEM JOGADORES DE QUALIDADE DO OUTRO LADO, O POUCO ESPAÇO QUE VOCÊ DÁ, ELES CRIAM DIFICULDADES. ELES FIZERAM O GOL, MAS TEMOS QUE VOLTAR MAIS ATENTOS”.

VOLTAR MAIS ATENTOS. Essa deve ser a palavra de ordem.

COMO A COLÔMBIA JOGA:
-Marcação adiantada, no início, para dificultar a saída de bola adversária.
-Toques rápidos para chegar envolvendo o adversário.
-CHEGADA PELAS PONTAS (nas costas dos laterais) nas típicas jogadas de linha de fundo.
-Jogadas pelas pontas sempre explorando a velocidade e habilidade do lateral direito (e meia) CUADRADO.
-Boas armações de jogadas com o camisa 10, James RODRIGUES que trabalha muito bem a perna canhota.
-O mais perigoso no ataque é JACKSON Martínez. Se cair no pé dele, na área, pode crer que é gol.

Pontos fracos:
-Marcação frouxa atrás (dá liberdade para a conclusão a gol do adversário).
-Defesa não é lá essas coisas e Neymar, se for pra cima, pode fazer a festa (pode sofrer pênalti neste jogo).
A defesa colombiana dá tanto espaço para a velocidade do ataque adversário que, é até difícil imaginar que eles possam jogar aberto em uma decisão de vaga com o Brasil.
-A “sorte de Felipão” começou quando o atacante Falcão Garcia se machucou e não pôde vir disputar a copa no Brasil. Com ele em campo, a Seleção Canarinho teria mais dificuldades já que Falcão Garcia é um dos melhores atacantes da atualidade e o homem de finalização das jogadas colombianas.

CUIDADO BRASIL!

Brasil e Colômbia devem fazer um jogo bem jogado. No início, os colombianos deverão adiantar a marcação para criar dificuldades na saída de bola do Brasil. O craque Neymar, certamente, não vai ter vida fácil. Se repetir o amistoso de 2012, a Colômbia vai aprontar correria no primeiro tempo e abafar a Seleção brasileira na marcação - tanto na saída de bola quanto no meio campo e no ataque. No segundo tempo, provavelmente, vai se cansar e mudar a tática jogando mais recuada e cometendo muitas faltas. No final, então, se estiver empatando ou até em vantagem no placar, vai ficar toda fechadinha.

Entretanto, como os adversários desta copa andaram costurando a defesa colombiana, também pode ser que eles venham em posição defensiva temendo o Brasil.

(Análise do BLOG ALVO ESPORTES - Jataí-GO)