Futebol amador em Jataí vira festa
Foi lançado, no último dia 13 de março, quinta-feira, às 19 hs, em uma concorrida cerimônia no auditório da Câmara Municipal de Jataí, o Campeonato Municipal de Futebol Amador – Amadorzão 2008/Trialmoto-Honda. Competição tradicional e mobilizadora, o Amadorzão constitui-se em uma grande festa do futebol amador da cidade e é promovido e todo organizado pela Liga Desportiva de Jataí-LDJ (filiada junto a Federação Goiana de Futebol-FGF) na pessoa do presidente André Pires. E a festa começa com duas divisões cheias (40 equipes), sendo 14 na primeira e 26 na segunda.
Para cuidar de todo o evento, a LDJ conta com uma equipe bem afinada e dedicada. A diretoria da entidade é composta pelo vereador André Pires do Nascimento, o André da Galera (presidente), Nivaldo Ferreira Barcelo, o Nivaldo Pops (vice-presidente), Paulo Duarte Domingues (secretário geral), Igor Plínio Silva Lima (2º secretário), Marcelo Silva Aniceto (tesoureiro), José Carlos Santos Silva (2º tesoureiro) e Alessandro Portela da Silva (diretor de arbitragem).
Na reunião, que terminou com um coquetel oferecido pelo prefeito Fernando Peres, compareceram inúmeras pessoas dentre desportistas, dirigentes de equipes, imprensa esportiva e autoridades municipais como o secretário de Esportes e Turismo, Lázaro Cabral (Lazinho) e o próprio prefeito. Marcaram presença os representantes de times como Prefeitura FC, AGA, Ajax, Camarões, Bragantino, Cerea, Pingaiada, ADIJ, Planalto, Conjunto Rio Claro, Associação Atlética Rio Claro, Naveslândia (Pombal), Jardim da Liberdade, Juventus, Dadazinho Som, São Caetano, dentre outros. Todos puderam ouvir os organizadores, conhecer as normas básicas da competição e assistir, em um telão, a exposição resumida do funcionamento do Amadorzão e fotos das ótimas premiações que serão oferecidas aos melhores colocados no final. A grande novidade, em termos de time, será a participação inédita do Pingaiada FC, equipe 7 vezes campeã da Copa Abelha de Futebol. O Amadorzão 2008/Trialmoto envolverá cerca de 880 jogadores amadores, 200 dirigentes de equipes e 36 árbitros e assistentes. A premiação total (envolvendo motos, troféus, medalhas, chuteiras, luvas e brindes) alcançará quase R$ 20 mil.
_____
Premiação
Dentre as premiações deste Amadorzão 2008 consta à entrega de motos aos vencedores nas duas divisões. A Primeira Divisão irá entregar ao campeão uma moto Honda Titan, mais um belo troféu e medalhas. O vice vai ganhar uma moto Honda Pop 100 e também um belo troféu e medalhas. Já o time campeão da Segunda Divisão vai ganhar uma moto Honda Pop 100 além de um grande troféu e medalhas, enquanto o vice receberá R$ 500,00 em dinheiro acompanhado de troféu e medalhas. Lembrando que os dois finalistas da Segunda Divisão, além dos prêmios, também ganham o direito de integrarem a Primeira Divisão em 2009. O Amadorzão 2008 também vai premiar os artilheiros e os goleiros menos vazados das duas divisões. Os jogadores que fizerem mais gols vão ganhar um par de chuteiras e os goleiros que sofrerem menos gols vão ganhar um par de luvas cada um. No dia da grande final do Amadorzão 2008, os torcedores (público) que comparecerem aos estádio, que possivelmente será o Arapucão, estarão sendo saldados com sorteios de vários prêmios a serem feitos pela organização (projeto Torcedor Premiado).
___
Torneio Início
Para iniciar com o pé direito, a LDJ volta a promover o Torneiro Início da competição (no domingo, 13 de abril, no estádio Arapucão, a partir das 8h). Esse torneio envolverá todas as 40 equipes (disputando entre si) em jogos eliminatórios de 20 minutos, sendo que essa disputa transcorrerá o dia todo (com empates sendo decididos nos pênaltis). Todas as equipes que participarem ganharão uma bola e o campeão receberá um jogo de camisa e mais 2 pontos de bonificação para iniciar o Amadorzão e o vice-campeão ganhará 1 ponto de bônus.
___
Arbitragem
A atuação da arbitragem sempre foi e será alvo de polêmicas dentro do futebol. Por esse fator já é esperado, por parte da LDJ, as tradicionais reclamações relacionadas aos árbitros durante o Amadorzão. Contando com um quadro grande e organizado de trabalhadores do apito e seus auxiliares, a organização repassou às equipes o comunicado que as mesmas terão que apresentar por escrito suas reclamações junto a secretaria da entidade. Até uma reunião com todo o departamento de arbitragem, que está a cargo do diretor Alessandro Portela, foi feita antes mesmo do início da competição e nessa reunião foram repassadas as recomendações da organização e feito uma confraternização com os mesmos. O quadro atual de árbitros da LDJ relacionado para futebol de campo é composto por 36 pessoas: Adejan Novaes, Adilson Alves “Frei Chico”, Adilson Gomes “Cambaúba”, Amarildo Vergínio, Ariston Rosa, Assis Souza, Carlos Martins “Carlão”, Celso Tadeu, Cleudimar de Jesus, Divino Tomaz, Edílson Lima, Emerson Cunha, Fernando Costa, Íris Pereira, Israel Martins, Jones Batista, José Emílio “Bila”, Lázaro Eduardo, Lincoln Couto, Maione Borges, Marcelo Barbosa, Mauro Vieira, Maurício Joaquim, Moisés Rodrigues, Nelson Moreira, Oneir da Silva, Rogério dos Reis, Rogério Olegário, Ronildo Medeiros, Clodoaldo Costa, Terezinha de Jesus, Túlio Renato, Elio Ferreira “Sabará”, Adones Rosa, Lázaro Flávio e Uelton Fabrício.
___
1ª e 2ª Divisão
Após o evento de lançamento oficial do Amadorzão Trialmoto 2008 foi elaborada a tabela com as equipes que estarão participando da competição. A 1ª Divisão terá duas chaves (A e B) com sete times cada. Na chave A estarão: Alfredo Gori, Prefeitura, Ajax, São Pedro, Real Madri, Dom Benedito e Vila Mutirão/SOS Informática. A chave B terá: AGA/JVL, Camarões, Perolândia, Vila Olavo, Bragantino, São Caetano e Conjunto Rio Claro (o detalhe é que a equipe ADIJ abriu mão de sua vaga nessa divisão principal e vai disputar o Amadorzão Trialmoto 2008 na 2ª Divisão, enquanto que o time do Buril’s Lanches pediu afastamento este ano). Com isso serão seis jogos para cada equipe na primeira fase (disputas internas) onde sairão classificadas as quatro primeiras para quatro jogos de quartas-de-final e posterior semifinal e final.
Enquanto isso, na 2ª Divisão (divisão de acesso), haverá 26 times em quatro chaves. Na chave A terá: Câmara Municipal de Perolândia, Aparecida do Rio Doce (essas duas equipes de fora), Jardim da Liberdade, Vira e Mexe (que está de volta após longo período), Naveslândia, São José e Sementes Carvalho-B. Na chave B haverá: Pingaiada FC, AGA-B, Cerea/Marmoart, ADIJ-A, Juventus e Santo André. Na chave C tem: ADIJ/Masters, Lago Azul, Amigos FC, Sementes Carvalho-A, Associação Eldorado e 41º BIMTz. E a chave D composta por Associação Atlética Rio Claro, Bela Vista, VISMEC (Vila Santa Maria), Pombal/Agromilk, Real Madri-B e Santos. Nessa divisão haverá os jogos da fase de classificação (onde serão classificados dois por chave), quartas-de-final, semifinal e final. O início da competição foi marcado para o dia 19 de abril com jogos somente aos finais de semana e apenas em campos gramados.