COPA DO MUNDO 2014
Análise do primeiro jogo da Seleção
PONTA PÉ INICIAL: BRASIL 3x1 CROÁCIA
O Brasil começou a Copa 2014 sonolento na Arena Corinthians (ou Itaquerão), em Itaquera, São Paulo-SP, e fazendo seu primeiro gol contra em Copas do Mundo (na infelicidade, proposital ou não, do bom lateral esquerdo Marcelo). Também mostrou ótima atuação de Oscar e brilho do craque Neymar Jr fazendo dois. No jogo de abertura também teve o árbitro japonês, Yuichi Nishimura, marcando pênalti polêmico do zagueiro Lovren sobre Fred quando o jogo estava 1 a 1 (assistindo pelo ângulo da frente a impressão é que não foi, mas vendo do ângulo de trás, parece que foi sim, mas, de qualquer forma, o Fred pareceu mesmo ter cavado a falta) e a COBRANÇA DE NEYMAR QUASE DEFENDIDA pelo goleiro. A posse de bola, no primeiro tempo, foi total da Seleção (chegou a 68%). Também houve muitas faltas de conclusão nas criações de jogadas e as três alterações muito bem sucedidas pelo técnico Felipão (trocou Paulinho por Hernanes e Hulk por Bernard e saiu o segundo gol e trocou Neymar por Ramires e conseguiu o terceiro). Para fechar, teve o incrível gol de bico de Oscar. E pra variar, a Fifa também começou com seus critérios questionáveis nas escolhas do destaques das partidas: deu troféu de melhor jogador para Neymar Jr, desprezando o alto desempenho do camisa 11, Oscar, que participou dos dois primeiros gols brasileiros e ainda fez o terceiro em uma grande arrancada (a exemplo do primeiro gol de Neymar).
A Croácia é time fraco. E por que é fraco? Porque estava perdendo as divididas no meio para o camisa 11, Oscar, deixou muitos espaços nas costas para os lançamentos do Brasil, tem marcação frouxa na defesa, tomou um bote feio do volante Ramires (grande roubada de bola) no terceiro gol do Brasil e seu goleiro (Pletikosa) é meia boca (pelo menos nesse jogo inicial mostrou isso).
Na Seleção: o goleiro Júlio César é bom, mas ainda joga meio estabanado, o David Luiz foi gigante na zaga e melhor que o Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo, mesmo fazendo gol contra, mostrou categoria, o lateral direito Daniel Alves não brilhou tanto assim, o Luiz Gustavo (nº 17) é um volante CÃO DE GUARDA do Felipão (chega firme e dá botes na defesa), Paulinho e Hulk passaram apagados (só fazendo jogo tático) e Fred brilhou só para cavar o pênalti. O grande destaque foi Oscar, enquanto Neymar Jr mostrou que pode ser o craque da copa. O técnico Felipão errou ao confundir a cabeça dos jogadores no vestiários (momentos antes da partida disse que esperava mudança na Croácia com o time vindo pra cima atacando, coisa que não aconteceu), mas acertou em cheio ao fazer as três substituições.
(Análise do BLOG ALVO ESPORTES - Jataí-GO)